BENEFICIOS DO PINHÃO
Data: 11/05/2016
O pinhão, semente da araucária, árvore mais comum no Sul do Brasil, é uma fonte muito rica de minerais e um ótimo aliado de dietas emagrecedoras. Um dos melhores benefícios do pinhão é a liberação do ácido linoleico. Esse ácido age diminuindo a fome e libera um hormônio que ajuda a diminuir a vontade de comer. Por essas características, o consumo é recomendado como lanche, entre refeições, e principalmente no fim da tarde, para ajudar a controlar a fome que é mais comum no período da noite.
Mas os benefícios do pinhão são muitos. Nele é encontrado ferro e cobre. O ferro é um mineral que previne anemias e gera energia ao organismo e o cobre ajuda na absorção do ferro.
Para aqueles que sentem fadiga, tensão muscular e falta de energia, o consumo do pinhão pode ajudar. Rico também em magnésio, cálcio e fósforo, a semente melhora esses sintomas. E ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, por possuir gorduras, auxiliando na diminuição do colesterol total.
Também contém antioxidantes importantes para manter a saúde dos olhos e diminuir os riscos de catarata e ajuda a inibir o processo de envelhecimento
Esta semente não pode ser consumida crua. O ideal é cozinhá-la em uma panela de pressão com um pouco de água e sal, se quiser, entre 30 e 40 minutos. Depois, retire a casca.
RECEITA:
SUFLÊ DE PINHÃO
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 cebola pequena
- 2 xícaras e meia (chá) de pinhão (1 xícara de cozido e 1 e meia de cozido e cortado em rodelas)
- Salsa ou salsinha à gosto
- Cebolinha verde à gosto
- 1 xícara (chá de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 4 ovos
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta do reino à gosto
A semente pode ser consumida como lanche, picada ou processada e colocada em preparos, como sopas e saladas. A farinha do pinhão também pode ser uma opção para preparo de massas. A semente não possui glúten.